
CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO
Curso que apresenta as diferentes etapas da criação de uma publicação impressa, com aulas de história do livro, processos criativos, edição, design, produção gráfica e circulação. Formato híbrido: aulas presenciais em São Paulo e transmissão ao vivo pelo Google Meet
O CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO é uma jornada para aprender, com profissionais que atuam no universo editorial, sobre os diversos aspectos da criação de um livro impresso. A proposta é que cada aluno desenvolva uma publicação durante o período do curso, incorporando as ferramentas e conteúdos apresentados.
Em 2025, o corpo de professores, profissionais do universo editorial, expõe e analisa processos fundamentais da editoração, passando por temas como história do livro, processos criativos, edição, design, produção gráfica e circulação.
Ao longo de seis meses e mais de 40 horas de conteúdo expositivo, os alunos serão incentivados a produzir e distribuir suas próprias publicações. O encerramento será na forma de uma feira de impressos, produzida para celebrar e inserir os livros onde pertencem: entre os leitores.
O cronograma conta com 24 encontros presenciais, que também serão transmitidos ao vivo para quem quiser acompanhar à distância. E as aulas ficarão gravadas para consulta posterior. Durante toda a jornada do curso, os professores acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos de cada participante.
É possível também se inscrever em módulos específicos ao longo do ano: é só checar a nossa página de programação (Módulos Curso Tatuí de Publicação). Caso você tenha interesse em participar de maneira presencial ou virtual, basta preencher este formulário com seus dados que vamos te avisar em primeira mão quando as vagas abrirem.
A Sala Tatuí vai conceder uma bolsa integral para o Curso Tatuí de Publicação, na modalidade virtual. A convocatória acontece entre 18 e 25 de março por meio deste formulário.
HISTÓRIA DO LIVRO
Composto por quatro encontros, o módulo traçará o percurso da história do livro, partindo do desenvolvimento do papel, da gravura e da prensa de Gutenberg até chegar aos zines das feiras independentes. Entender as origens, o desenvolvimento de diferentes gêneros e as transformações dessa mídia milenar, que mantém sua relevância num mundo cada vez mais digitalizado, oferece as bases para pensar o livro impresso hoje.
com Cecilia Arbolave e João Varella | carga horária: 8 horas
EDIÇÃO
Neste módulo serão apresentadas as diferentes etapas do caminho do livro e os passos prévios à impressão e distribuição. Também serão esclarecidos os papeis e as funções de preparador, revisor, produtor gráfico, designer, editor, entre outras pessoas envolvidas no processo, seja sob a perspectiva das editoras ou dos artistas que optam pela autopublicação.
com João Varella | carga horária: 8 horas
PRODUÇÃO GRÁFICA
Neste módulo serão discutidos processos, profissionais e tecnologias para a materialização de um livro impresso. Papel, impressão, encadernação e acabamento são alguns dos assuntos tratados para se familiarizar com o universo da produção gráfica e, assim, conseguir elaborar melhores soluções para os próprios trabalhos.
com Cecilia Arbolave | carga horária: 8 horas
PROCESSOS CRIATIVOS
Na primeira parte deste módulo, Gustavo Piqueira aborda as múltiplas possibilidades de ocupação do território impresso: a partir de exemplos contemporâneos e históricos, as aulas buscarão mostrar as diferentes maneiras que texto, imagem e materialidade podem se entrelaçar na concepção de um livro. Já na segunda parte, Peter O Sagae trará reflexões e exercícios práticos para instigar os alunos a encontrarem sua expressão particular, valendo-se da escrita ou da imagem.
com Gustavo Piqueira e Peter O Sagae | carga horária: 8 horas
DESIGN
Os processos de design se articulam às demais etapas do desenvolvimento de um livro: das decisões conceituais às práticas, da etapa inicial de um projeto gráfico, quando o designer dialoga com o material original recebido, até as os procedimentos necessários para a correta transposição do projeto idealizado para a página impressa, o módulo contará ainda com tutoriais detalhados sobre fechamento de arquivos.
com Samia Jacintho e Carol Vapsys | carga horária: 8 horas
CIRCULAÇÃO
Distribuição, livrarias, feiras, sistemas de compra e consignação, financiamento, divulgação, redes sociais e mercado são tópicos tratados neste módulo. A partir desses conteúdos, os alunos são instigados a pensar a circulação das suas obras e a elaborar caminhos novos e originais para encontrar novos públicos.
com João Varella | carga horária: 8 horas
PROFESSORES

Carol Vapsys
..
Designer com foco
em editorial
na Casa Rex
.jpg)
Cecilia Arbolave
..
Jornalista, fundadora da Banca Tatuí, Sala Tatuí e sócia da Lote 42

Gustavo Piqueira
..
Artista gráfico, autor de livros e fundador
da Casa Rex

João Varella
..
Jornalista, fundador da Lote 42, Banca Tatuí e Sala Tatuí

Peter O Sagae
..
Doutor em Letras, atuou no ensino superior e na área editorial

Samia Jacintho
..
Designer gráfica
e sócia da
Casa Rex
Carol Vapsys formou-se em Design Gráfico pela ESPM em 2010 e, desde então, trabalha na Casa Rex com design editorial, cuidando das diferentes etapas de execução de um livro: editoração, acabamentos, finalização e produção gráfica.
Cecilia Arbolave é jornalista argentina formada na Universidad Austral (Buenos Aires) e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (São Paulo). É editora na Lote 42, uma das fundadoras da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes, e da Sala Tatuí. Organiza a feira Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, a Printa-feira no Sesc 24 de Maio, entre outros eventos. É autora dos livros “Sapos e sonhos” (Livraria Gráfica, 2024), “O livro de fazer livros: produção gráfica para editoras independentes” (Lote 42, 2024), entre outros.
Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de 40 livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 600 prêmios recebidos. Atualmente é pesquisador residente da BBM/USP — Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador.
João Varella é jornalista e fundador da editora Lote 42, da Banca Tatuí e da Sala Tatuí. Colaborou com diversos veículos de comunicação, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo, Cândido e portal R7. Vencedor de prêmios como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Sebrae de Jornalismo e Proyectando Valores. Autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, Videogame, a evolução da arte, Videogame Pandemia, Games: Cultura, arte e Joystick, A Agenda, Curtibocas – Diálogos urbanos.
Peter O Sagae é doutor em Letras pela FFLCH/USP, pesquisando as relações da voz com o texto literário através do rádio, depois o intercâmbio da palavra com a imagem nos livros de literatura para crianças, a partir de bases semióticas. Atuou no ensino superior e na área editorial. Entre seus projetos, destacam-se o portal Dobras da Leitura (2000-2012) e o curso Escrever para Crianças (desde 2014); dedica-se ainda à produção de livros artesanais no coletivo 2 no Telhado, em parceria com Luiz Sposito e a ilustradora Suryara. Atualmente coordena a produção de resenhas para o Clube de Leitura Quindim. Publicou Bartolo Burtopelo (2016), Uma noite para João (2017, Seleção Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio), Ah! Essa eu sabia (2018), A árvore dos livros de imagem (2018), Um dia, o diabo aprende (2018), Quitéria vai à guerra (2022), Sombras vestidas de branco (2022) e traduções de Edgar Allan Poe, Carmen Bernos de Gasztold e Era: poemas de Elina Segodnya para crianças trans.
Samia Jacintho é designer gráfica, diretora criativa e sócia da Casa Rex, estúdio premiado globalmente. Lidera projetos gráficos dos mais variados campos e escalas: identidades visuais e editoriais, embalagens, objetos e ilustrações, buscando sempre expandir o alcance do design gráfico além de sua eficiência de mercado. Com mais de 20 anos de experiência, foi curadora da 14ª Bienal Brasileira de Design, que aconteceu em 2024.