
LUDENS
Aos moldes de um clube de leitura, Ludens é um encontro
virtual de discussão sobre um jogo multiplataforma.
Todo mês, o Ludens discute um jogo multiplataforma. Os encontros virtuais, gratuitos e abertos, trazem à tona a experiência dos jogadores, narrativa, construção de personagem, ritmo e trilha, entre outros elementos. Sempre aos sábados, com mediação do editor e jornalista João Varella e apoio audiovisual do motion designer João R. Ao fim de cada encontro o jogo do mês seguinte é votado entre os participantes. Não é necessário jogar o jogo para participar do encontro.
PRÓXIMO ENCONTRO

Em março discutiremos no Ludens o jogo TO THE MOON, desenvolvido e distribuído pela Freebird Games.
SOBRE O JOGO
Os doutores Rosalene e Watts oferecem aos seus pacientes a chance de viver outra vez. A nova vida torna-se a última coisa de que os pacientes se lembram antes do último suspiro. Assim, a operação só é aplicada a pessoas em estado terminal, para que possam experienciar o que sempre quiseram, mas nunca conseguiram.
ENCONTROS ANTERIORES

VENBA
Venba é ambientado no Canadá dos anos 1980, onde o jogador encarna uma mãe indiana que, distante de seu país de origem, se reconecta com as memórias de seu país através da culinária. Lembranças da infância, conversas e reflexões sobre a perda e o exílio, tudo ao longo de um velho caderno de receitas.

NINE SOLS
Nine Sols é um videogame do gênero "taopunk", uma combinação de taoísmo e cyberpunk, fundindo ainda elementos de ficção científica e mitologia oriental. Na jogabilidade, o combate enfatiza o jogador desviando ataques de inimigos para acumular energia para realizar ataques especiais.

ANIMAL WELL
Animal Well é um videogame do gênero Metroidvania que se desenrola como uma aventura pixelada. O jogador controla uma bolha e explora um labirinto cheio de animais. Foi lançado para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Windows em 9 de maio de 2024 e recebeu críticas positivas.
2025
Animal Well, desenvolvido pela Shared Memory e distribuído pela Bigmode. (JAN)
Nine Sols, desenvolvido e distribuído pela Red Candle Games. (FEV)
Venba, desenvolvido e distribuído pela Visai Games. (MAR)
2024
Alan Wake Remastered, desenvolvido Remedy Entertainment e distribuído pela Microsoft Game Studios. (JAN)
Cocoon, desenvolvido pela Geometric Interactive e distribuído pela Annapurna Interactive. (FEV)
TUNIC, desenvolvido pela TUNIC Team e distribuído pela Finji. (MAR)
Black Book, desenvolvido pela Morteshka e distribuído pela HypeTrain Digital. (ABR)
Portal 2, desenvolvido e distribuído pela Valve Corporation. (MAI)
Hellblade: Senua's sacrifice, desenvolvido e distribuído pela Ninja Theory. (MAI)
Another Crab's Treasure, desenvolvido e distribuído pela Aggro Crab. (JUN)
Braid, desenvolvido e distribuído pela Number None. (JUL)
F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch, desenvolvido pela TiGames e distribuído pela bilibili. (AGO)
Chants of Sennaar, desenvolvido pela Rundisc e distribuído pela Focus Entertainment. (SET)
ABZÛ, desenvolvido pela Giant Squid e distribuído pela 505 Games. (OUT)
Before Your Eyes, desenvolvido pela GoodbyeWorld Games e distribuído pela Skybound Games. (OUT)
TOEM, desenvolvido e distribuído pela Something We Made. (NOV)
The Outer Worlds, desenvolvido pela Obsidian Entertainment e distribuído pela Private Division. (DEZ)
2023
Cult of the lamb, desenvolvido pela Massive Monster e distribuído pela Devolver Digital. (JAN)
Persona 5 Royal, desenvolvido e distribuído pela Atlus. (FEV)
NieR: Automata, desenvolvido pela Platinum Games e distribuído pela Square Enix. (MAR)
Unpacking, desenvolvido pela Witch Beam e distribuído pela Humble Bundle. (ABR)
Endling - Extinction is forever, desenvolvido pela Herobeat Studio e distribuído pela Handy Games. (MAI)
Thomas was alone, desenvolvido pela Bithell Games. (JUN)
Citizen Sleeper, desenvolvido pela Jump Over The Age. (JUL)
Inscryption, desenvolvido pela Daniel Mullins Games. (AGO)
Alien: Isolation, desenvolvido pela Creative Assembly e distibuído pela Sega. (SET)
Kentucky Route Zero, desenvolvido pela Cardboard Computer. (OUT)
The Talos Principle, desenvolvido pela Croteam. (NOV)
Cuphead, desenvolvido pelo Studio MDHR. (DEZ)
2022
A Short Hike, desenvolvido por Adam Robinson-Yu. (JAN)
Disco Elysium: The Final Cut, desenvolvido pela ZA/UM. (JAN)
Hades, desenvolvido pela Supergiant Games. (FEV)
Oddworld: New 'n' Tasty, desenvolvido pela Just Add Water. (MAR)
Outer Wilds: Echoes of the Eye, desenvolvido pela Mobius Digital. (ABR)
Hollow Knight, desenvolvido pela Team Cherry. (ABR)
Spiritfarer, desenvolvido pela Thunder Lotus Games. (MAI)
Inside, desenvolvido pela Playdead. (JUN)
The Stanley Parable, desenvolvido pela Crows Crows Crows. (JUL)
Hand of Fate 2, desenvolvido pela Defiant Development. (AGO)
Bioshock Infinite, desenvolvido pela Irrational Games. (SET)
Control, desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado pela 505 Games. (OUT)
A Plague Tale: Innocence, desenvolvido pela Asobo Studio e lançado pela Focus Entertainment. (NOV)
Gorogoa, desenvolvido pela Buried Signal e lançado pela Annapurna Interactive. (DEZ)
2021
Sayonara Wild Hearts, desenvolvido pelo estúdio sueco Simogo. (JAN)
Undertale, criado pelo desenvolvedor de jogos independentes norte-americano Toby Fox. (FEV)
What Remains of Edith Finch, desenvolvido pela Giant Sparrow. (MAR)
Night in the woods, desenvolvido pela Infinite Fall. (ABR)
Return of the Obra Dinn, desenvolvido pela 3909 LLC. (MAI)
Outer Wilds, desenvolvido pela Mobius Digital. (JUN)
Little Nightmares, desenvolvido pela Tarsier Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment. (JUL)
BioShock, desenvolvido pela 2K. (AGO)
Children of Morta, do estúdio Dead Mage. (SET)
Celeste, do estúdio Matt Makes Games em parceria com o estúdio brasileiro MiniBoss. (OUT)
Metro 2033, desenvolvido pela 4A Games e baseado no romance homônimo de Dmitry Glukhovsky. (NOV)
The Procession to Calvary, desenvolvido por Joe Richardson. (DEZ)
2020
Stardew Valley, desenvolvido por Eric Barone / ConcernedApe. (AGO)
Dandara, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury. (SET)
Valiant Hearts, desenvolvido pela Ubisoft Montpellier. (OUT)
Firewatch, desenvolvido pela Campo Santo (NOV)
Untitled Goose Game, desenvolvido pela House House. (DEZ)
O MEDIADOR
JOÃO VARELLA é jornalista e fundador da editora Lote 42, da Sala Tatuí e da Banca Tatuí. Escreveu os livros Videogame Pandemia (Elefante, 2021), Games: cultura, arte e joystick (Edições Sesc, 2021), Videogame, a evolução da arte (Lote 42, 2020), 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42, 2014), A agenda (Novo Conceito, 2013) e Curitibocas: diálogos urbanos (Coração Brasil, 2007). Colaborou em veículos de comunicação como IstoÉ Dinheiro, El Economista, Gazeta do Povo, R7, Folha de S. Paulo, UOL e Elástica, entre outros. Apresenta o documentário 12 Moedas (HBO, 2020). Nasceu em Guaíba (RS) em 1985 e mora em São Paulo desde 2009.

APOIO AUDIOVISUAL
JOÃO R é motion designer. Nasceu em Laranjal Paulista, estudou em São Carlos – onde se formou em Imagem e Som pela UFSCar – e morou em São Paulo – onde trabalhou com vídeo e design digital em empresas como a Editora Abril e Itaú. Hoje é freelancer, atendendo a área cultural e vive em Ribeirão Preto. Escritor que praticamente não escreve, músico que raramente pratica, videomaker de vez em nunca, dedica uma porção maior do que deveria de seu tempo livre aos jogos.
